sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A nobreza dos homens

Estava eu num restaurante indigestamente caro, esperando a comida ficar pronta, e me veio à cabeça uma questão: O que é nobreza?

É um comportamento educado e ético? Ou é um grupo de pessoas especiais que foi escolhido pelo próprio Deus para lhe representar na terra?

Fico pensando como uma coisa pode, até hoje, ser sinônimo da outra!?

Como é possível atribuir nobreza a algo bom?

Nobres, em sua origem e essência, eram pessoas privilegiadas, donos da terra e dos meios de produção, geralmente com tendência à malícia, promiscuidade, mentira, infidelidade, apropriação indébita, guerra, e à criação de novas religiões para interesses próprios. Que tal ser nobre desta maneira?

Ainda bem que nasci de pai e mãe plebeus.

Não existe comunismo. Tanto esforço dos soviéticos para criar uma sociedade onde não houvesse o que se invejar do outro... Mas sempre há algo para se invejar: um sorriso, uma amizade, um amor... Um homem será sempre um homem.

Esta tal crise mundial de 2008 a 2009, por exemplo... Foi apenas um golpe, articulado para que os bancos tivessem o maior lucro da história. Trabalho em banco - eu sei o quanto isso tudo foi só um golpe no bolso daqueles que precisaram emprestar dinheiro, comprar ou vender um carro...

E quando a comida veio, o peixe estava super fedorento! Mais aí eu já estava em casa mesmo... E deixei os donos dos meios de produção ganharem mais uma vez.

:-/

Oh, e agora que Nobre herói poderá nos salvar!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário