domingo, 23 de março de 2008

Prefácio para o blog do Abílio

A primeira coisa que escrevi sobre mim foi sobre as três coisas que já sabia desde quando comecei entender o que era estar vivo neste canto do universo: seres inferiores se agrupam em famílias e seres superiores em colméias; a religião nunca seria o lado ativo se fizesse amor comigo; e que eu iria inevitavelmente ter que salvar o mundo um dia.

Mas esqueci de uma quarta realidade absoluta. Erro este que corrijo agora: Sempre soube também que nunca escolheria meus amigos por quantidade de posses ou de poder - nem tão pouco por puro prazer - mas pelo potencial humano e pelo olhar sincero de uma pessoa que não esteja querendo te vender nenhuma idéia ou utensílio doméstico.

E o Abílio não foge a esta regra. Não que ele não venha a se tornar o homem mais rico do mundo ou o presidente dos Estados Unidos – e até mesmo o rei da Inglaterra como assim iria preferir. Só depende de sua vontade.

Uma pessoa que compartilha comigo, entre outras coisas, a paixão por escrever - e sonhar com mundos mais desafiadores, daqueles que nos cobram o máximo de nossa (quase) ilimitada capacidade.

Porém como este préfácio estava reservado a mim, sabia que ele não escreveria uma palavra antes que eu estimulasse sua memória, sua criatividade... e um pouco do seu ego também!

Conheci o Abílio quando ele estava a um ano de sair do colégio para entrar na faculdade de Administração, numa escola que era na verdade uma academia de pessoas loucas e maravilhosas. Colecionamos um álbum de figurinhas únicas na história, as quais algumas vêm até hoje coladas em nós, formando aquela página dupla bem no centro do livro – é a tal da diretoria, que sai fazendo história por onde passa.

E como cada um tem sua história bem particular, este sujeito teve seu caráter e alicerces construídos com bases sólidas - como uma mãe que é de uma excelência cuja descrição tomaria pelo menos cinco páginas e por isso precisa ser resumida simplesmente como angelical; uma tragédia encarnada na perda de uma pessoa única na história de seu coração; a ausência afetiva de um pai, o que eu acredito deixou encubado em si a preparação para ser o melhor pai do mundo (quando chegar a hora); e por último, mas não menos importante, a presença de amizades verdadeiras e onipresentes.

Um homem de idéias e gostos refinados, que se renovam com o passar de cada ano, e que comigo compartilha muitos sonhos, como o de viver de cultura e conhecer todo esse planeta, para enfim descobrirmos porque nascemos justamente onde...

Se seus sonhos todos se tornarem realidade, então daqui a algum tempo ele estará morando na Inglaterra, tomando alguma bebida quente com David Gilmour e já terá feito de tudo um pouco.

Se ele gostar de você, vai te proteger e olhar por você para o resto da sua vida; mas se você o magoar sem razão – ou se apenas for portador de olhos falsos e impuros, ele vai te caçar e te destruir como um guerreiro nórdico sem medo de morrer, pois se for seu fim, irá não para o céu nem para o inferno, mas sim para Valhala reencontrar seus antepassados. Ou seja, ele ganha de qualquer jeito!

E Ela foi embora...

Hoje ela disse:
"Vou viajar de novo. Vou me mudar pra outro lugar."
E meu mundo acabou de vez!
Talvez seja prudente eu morrer...
Nascer de novo...
E começar tudo do zero.

// 26-02-2008


Desde que terminamos, conheci uma parte dela que não conhecera nem antes de começarmos a namorar: seu lado reservado. Ela fez questão de me dar poucos detalhes de sua vida – e já faz seis anos desde então. Só sei que ela teve dois namorados e só pensa na sua religião. Há, e também tem o fato de que ela nunca acredita nas coisas que digo pra ela. Como se minha vida fosse inventada, tudo um conto de fadas. Recusa-se até a ler este diário, não sei o motivo. Sempre diz que lerá depois.

A verdade é que o fato de ela ser uma pessoa muito reservada sempre foi uma coisa que admirava bastante nela, além de mil e outras coisas, até ser alvo de sua impetuosidade que é tanta que me pergunto se as coisas que ela me fala realmente são verdadeiras – e daí eu acabo caindo em sua armadilha, me perguntando se ela não passa pela mesma situação, e por isso desconfia tanto de mim.

Como por exemplo, esta viagem que ela diz ser definitiva, por motivo de não conseguir trabalho em sua área aqui em Belém, me deixou com a pulga atrás da orelha, pois não me deu nenhuma informação a mais sobre isso – se ia sozinha, por exemplo... Mas também não fiz questão de perguntar nada, pois sabia que não iria ter resposta.

Mas é como eu disse a ela: amar é querer todo o bem a quem se ama, sem esperar nada em troca. Isso foi depois de um diálogo onde ela tentava me convencer de que eu não a amava, e eu, de que cada pessoa tem uma perspectiva diferente do que é isso, e a minha era essa, a qual ela surpreendentemente aceitou como ponto final. Mas não tão surpreendente depois que ela me falou que essa é o mesmo conceito de amor que está escrito na bíblia cristã que ela tanto ama.

E se por assim se faz verdade, eu dou como encerrado este assunto e do fundo do meu coração só espero que ela esteja hoje mais feliz que ontem, sozinha ou acompanhada – e, se um dia precisar de ajuda de verdade, que lembre que tudo que eu falei pode ser a mais absoluta verdade, e que eu iria onde fosse preciso para salvá-la de um dragão, ou uma bruxa má.

// Domingo de Páscoa de 2008

domingo, 16 de março de 2008

Jorge Vercilo

Ela une todas as coisas
como eu poderia explicar
um doce mistério de rio
com a transparência de um mar?

Ela une todas as coisas
quantos elementos vão lá…
sentimento fundo de água
com toda leveza do ar

Ela está em todas as coisas
até no vazio que me dá
quando vejo a tarde cair
e ela não está

Talvez ela saiba de cor
tudo que eu preciso sentir
Pedra preciosa de olhar!
Ela só precisa existir
para me completar

Ela une o mar
com o meu olhar
Ela só precisa existir
pra me completar

Ela une as quatro estações
Une dois caminhos num só
Sempre que eu me vejo perdido
une amigos ao meu redor

Ela está em todas as coisas
até no vazio que me dá
quando vejo a tarde cair
e ela não está

Talvez ela saiba de cor
tudo que eu preciso sentir
Pedra preciosa de olhar!
Ela só precisa existir
para me completar

Ela une o mar
com o meu olhar
Ela só precisa existir
pra me completar

Une o meu viver
com o seu viver
Ela só precisa existir
para me completar

quinta-feira, 13 de março de 2008

Cartas de Amor... Distância.

Nas minhas andanças pelo mundo eu conheci você. Há mais de quinhentos quilômetros de distância entre nós agora. Mas nem por isso deixo de nos imaginar deitados em minha cama, conversando sobre nós e sobre a vida, depois de muita atividade física, suados e com um sorriso de uma ponta a outra do rosto. Sorrisos sinceros de satisfação por simplesmente estarmos ali, juntos. E isso me deixa pasmo em descobrir coisas como que o mundo não é tão pequeno - e nem tão grande - que não possa deixar-nos divididos; e que quando uma pessoal é especial não se precisa de mais que um dia para perceber isso e depois levar um pouco dela no seu coração para onde você for – e deixar um pouquinho do seu com ela.

Me intriga a maneira como pensamos um no outro.
Me intriga pensar sobre o que o destino nos reserva.

Às vezes tenho medo de você vir até mim e descobrir que era só empolgação pelo inexplorado - ou simplesmente não ser o que você queria.

Mas não me pego a ficar imaginando muito mais a ponto de perder o prazer da surpresa do que seria ter você ao meu lado. E chegará esse dia em que nós dois iremos fazer tudo o que temos direito um com o outro.

E pra você deixo este poema:

Nunca te toquei,
Não conheço o teu corpo,
Mas eu te sinto
Mesmo que estejas longe.
Não me olhei ainda
Na luz dos teus olhos
E nem provei
O gosto da tua boca.
Mas eu te quero,
Mesmo sabendo
Que nunca te terei.
Não experimentei o teu toque
E nem sequer te acariciei,
Mas sinto o teu perfume no ar.
Sucumbi à tua sedução,
Mesmo sabendo
Que nunca te encontrarei.
Nosso amor é só virtual,
Mas não faz mal,
Pois alma é mais do que corpo.
E, se não te tenho ao meu lado,
Que o vento sussurre para ti
Minhas palavras de carinho.
Quero também que ele diga
Que alguém te ama
Do jeito que mais sabe,
Com tudo o que é capaz.
E se pensares no amor,
E em tudo o que ele traz,
De felicidade, na vida,
Ora, isso não é nada,
Pois te amo muito mais!
Alma é mais do que corpo.
E minha alma seguirá
Sempre amando a tua,
Mesmo que nossos corpos
Nunca possam se encontrar.
Mas chegará o momento,
Por alma ser mais que corpo,
Que seremos só uma alma,
Um coração
E um só pensamento!

quarta-feira, 12 de março de 2008

O poder das turbinas

Quando você viaja de avião,
a imensidão do céu,
as asas de aço se dobrando,
e potência dos motores,
faz você se sentir pequeno,
como as coisas no chão;

E seu exterior,
e sua carne,
já não são tão importantes,
à beira do insignificante.

É nesse momento,
que sobra apenas o seu vazio,
e você começa a pensar,
no que realmente é importante.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Olhar apaixonado

Nada é mais belo
Do que o sorriso
De uma mulher apaixonada

Nada é mais gratificante
Do que ser o alvo
De seu olhar